(mordidas mansas)














(por vezes bravas)



morder
 
os legumes
e o cacau,
à beira-mar,
em dias
e dias
de enganos;
afundando
ao vento
cogumelos
duns e doutros;
sem nada
de nada
ao colo
e recortando
fotos
de cães.

sacudindo
dias
de conversas
no camarote.

comendo
causas,
políticas
e erros
de um lado
e do outro;
fixando
de repente
o que tem
a praia:
letras
e girafas.



morder
o mundo

 
todos os minutos
todas as horas
todas as semanas
em francês
e em inglês



morder
os sons

 
em 5 minutos
debaixo de água
conhecendo
lendo
sentindo
e comprando



morder
as imagens

 
pessoais
amadoras
profissionais
em movimento
brevemente
aqui



morder
as palavras

 
sentidas
no escuro
em busca
de tempo



morder
o passado

 
<< hoje



e-mail

This page is powered by Blogger.

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com















quinta-feira, junho 10, 2004


Era uma vez...
... um poderoso rei da Grécia, há muitos muitos anos. Este rei, homem de alta estatura, sabia usar o seu poder com justeza e sabedoria e os seus súbditos não tinham nada de que se queixar. Tinha trinta filhas, cada uma mais bela que a outra, e todas tinham sido educadas nos bons valores da família.
Quando chegou a idade de casarem, o rei procurou em países amigos reis que pudessem convir às suas filhas. E assim se marcou uma gigantesca boda de trinta casamentos no mesmo dia. Ora as princesas habituadas ao poder de que gozavam, reuniram-se antes do casamento e decidiram por comum acordo que não se iriam submeter às vontades dos seus futuros maridos e que iriam ser sempre senhoras de si. Combinaram assim um encontro para alguns meses depois, de modo a verificarem como corriam as coisas.
Quando chegou essa data, todas elas tinham razões de queixa, nenhuma conseguia vergar o marido à sua vontade. A mais velha das irmãs propôs então algo terrível: matarem os maridos com as suas próprias mãos, todas ao mesmo tempo, enquanto eles estivessem estendidos nos braços delas prestes a atingirem a suprême jouissance. Todas concordaram e o tempo foi passando até à fatídica data. No entanto acontecia que a irmã mais nova amava muito o seu marido e que este a tratava bem. Ela não resistiu e contou-lhe o plano maquiavélico que se aproximava da concretização. Rapidamente partiram para a Grécia, onde denunciaram tudo ao poderoso rei, que fez chamar todas as outras filhas e os seus maridos.
Uma vez lá, foram impiedosamente julgadas e condenadas. Deixaram-nas sem mantimentos dentro de um barco que foi puxado para alto mar, com a ordem precisa de nunca mais tornarem a pisar terras de seu pai.
O tempo passou, a fome instalou-se e elas iam andando à deriva. A certa altura desfaleceram mesmo e quando voltaram a acordar, notaram que o barco tinha encalhado numa maré mais baixa do que alguma vez tinham visto. Elas nunca tinham visto outro mar que não fosse o Mediterrâneo.
Desceram a terra e declararam-na sua. Encontraram raízes e frutos com que se alimentaram, mais tarde até mesmo animais que caçaram. Com o tempo descobriram tratar-se de uma ilha até então inabitada e decidiram instalar-se ali para toda a vida.
Acontece que passado algum tempo começaram a sentir a falta de algo. Houve uns demónios que se aperceberam do seu desejo e durante a noite tomaram a forma de homens e proporcionaram-lhes o prazer que elas esperavam. Desse encontro nasceram mais tarde trinta meninos que foram crescendo para se tornarem trinta gigantes. Estes como não tinham outras mulheres, copularam com suas mães e mais gigantes homens e gigantes mulheres foram nascendo.
Passados muitos anos havia gigantes espalhados por toda a ilha. Nessa altura foram atacados por um troiano chamado Brutus (que tinha fundado a cidade que mais tarde se chamaria Roma), acompanhado de um exército de gauleses. Todos os gigantes foram mortos excepto um único que contou aos invasores toda a história da ilha até à sua chegada.
Brutus decidiu então baptizar a ilha conquistada a partir do seu nome (Britannia) e chamou aos seus habitantes Britonnes.

(adaptado de Jean Markale, La naissance du roi Arthur)

Jorge Moniz às 10:33 |